Fiscalização e Denúncias
11 de dezembro de 2017 |
|
Relatórios de Fiscalização
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal publica mensalmente os resultados obtidos pela fiscalização. O objetivo é prestar esclarecimentos aos profissionais e à sociedade dos trabalhos executados pelos fiscais da autarquia federal.
Relatório de Fiscalização – Maio 2022
Relatório de Fiscalização – Abril 2022
Relatório de Fiscalização – Março 2022
Relatório de Fiscalização – Fevereiro 2022
Relatório de Fiscalização – Janeiro 2022
Como Denunciar
Qualquer pessoa poderá cadastrar uma denúncia, caso tenha conhecimento e comprove irregularidades relacionadas ao exercício da profissão.
Para que a denúncia seja analisada pelo CAU, o(a) denunciante preenche um formulário com informações pessoais (não obrigatório) e do(a) denunciado(a), relatando os fatos que o(a) levaram a denunciar.
As informações serão de uso exclusivo do CAU para fim de comunicação e acompanhamento, e não serão reveladas ao público.
Penalidades
A Resolução n° 22, que dispõe sobre a fiscalização do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo, os procedimentos para formalização, instrução e julgamento de processos por infração à legislação e a aplicação de penalidades, em seu Artigo 35, aborda os tipos de penalidades cabíveis à pessoa física e jurídica, nos casos de infração à legislação profissional.
♦ Infrator Pessoa Física
Arquiteto e urbanista sem registro no CAU exercendo atividade fiscalizada por este conselho. Valor da Multa: mínimo de 1 (uma) vez e máximo de 2 (duas) vezes o valor vigente da anuidade.
- Arquiteto e urbanista com registro suspenso no CAU exercendo atividade fiscalizada pelo conselho. Valor da Multa: mínimo de 1 (uma) vez e máximo de 2 (duas) vezes o valor vigente da anuidade.
- Arquiteto e urbanista com registro cancelado no CAU exercendo atividade fiscalizada pelo conselho. Valor da Multa: mínimo de 1 (uma) vez e máximo de 2 (duas) vezes o valor vigente da anuidade.
- Arquiteto e urbanista com registro no CAU regular exercendo atividade fiscalizada sem ter feito o devido RRT. Valor da Multa: 300% (trezentos por cento) do valor vigente da taxa do RRT.
- Acobertamento praticado por arquiteto e urbanista – assunção de responsabilidade técnica por atividade fiscalizada pelo CAU executada por outro profissional ou por leigo. Valor da Multa: mínimo de 2 (duas) vezes e máximo de 5 (cinco) vezes o valor vigente da anuidade.
- Acobertamento praticado por profissional que exerce atividade compartilhada com arquitetos e urbanistas – assunção de responsabilidade técnica por atividade fiscalizada pelo CAU executada por outro profissional ou por leigo. Valor da Multa: mínimo de 2 (duas) vezes e máximo de 5 (cinco) vezes o valor vigente da anuidade.
- Exercício ilegal de atividade fiscalizada pelo CAU por pessoa física não habilitada (leigo). Valor da Multa: mínimo de 2 (duas) vezes e máximo de 5 (cinco) vezes o valor vigente da anuidade.
- Obstrução de fiscalização provocada por pessoa física. Valor da Multa: mínimo de 1 (uma) vez e máximo de 2 (duas) vezes o valor vigente da anuidade.
♦ Infrator Pessoa Jurídica
Obstrução de fiscalização provocada por pessoa jurídica. Valor da Multa: mínimo de 2 (duas) vezes e máximo de 5 (cinco) vezes o valor vigente da anuidade.
- Pessoa jurídica sem registro no CAU exercendo atividade privativa de arquitetos e urbanistas. Valor da Multa: mínimo de 5 (cinco) vezes e máximo de 10 (dez) vezes o valor vigente da anuidade.
- Pessoa jurídica sem registro no CAU e no CREA, exercendo atividade compartilhada entre a Arquitetura e Urbanismo e profissão fiscalizada por este último conselho. Valor da Multa: mínimo de 5 (cinco) vezes e máximo de 10 (dez) vezes o valor vigente da anuidade.
- Pessoa jurídica registrada no CAU, mas sem responsável técnico, exercendo atividade fiscalizada por este conselho. Valor da Multa: mínimo de 5 (cinco) vezes e máximo de 10 (dez) vezes o valor vigente da anuidade.
- Pessoa jurídica com registro cancelado no CAU, exercendo atividade fiscalizada por este conselho. Valor da Multa: mínimo de 5 (cinco) vezes e máximo de 10 (dez) vezes o valor vigente da anuidade.
♦ Outros casos
Valor da Multa: mínimo de 1 (uma) vez e máximo de 2 (duas) vezes o valor vigente da anuidade.