Nota de Pesar: Luis Humberto Miranda Martins Pereira
12 de fevereiro de 2021 |
|

O arquiteto e urbanista e fotojornalista Luis Humberto Miranda Martins Pereira morreu na madrugada desta sexta-feira (12/2), aos 87 anos, em decorrência de complicações geradas por um linfoma no sistema nervoso central. Natural do Rio de Janeiro, Luis Humberto foi um dos fundadores do Instituto Central de Artes (ICA) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), tendo projetado alguns prédios do campus Darcy Ribeiro com Oscar Niemeyer e outros arquitetos, como o edifício da Faculdade de Educação em parceria com Alcides da Rocha Miranda.
Luis Humberto foi funcionário do Ministério da Educação, mas a fotografia foi sua grande paixão. Suas imagens retrataram os principais fatos históricos da República e do cotidiano brasileiro em fotografias reconhecidas e premiadas internacionalmente, publicadas na Veja, IstoÉ, Jornal do Brasil e em outros veículos de comunicação.
Em 2013, teve sua trajetória e obra homenageadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, durante o 2° Encontro CAU/DF. Na ocasião, parte de seu acervo integrou uma exposição na galeria de arte montada no antigo Museu de Arte de Brasília – MAB, local do evento.
É com grande pesar que o CAU/DF recebe essa triste notícia nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, e externa suas condolências aos familiares, amigos e admiradores de sua arte.
Imagem: reprodução de internet