Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

16/06/2016ㅤ Publicado às 11:25

No último sábado, fiscais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal estiveram na cidade de Taguatinga para verificar um desabamento que ocorreu na obra de reforma realizada por um morador da QSA 6. Ao chegar ao local junto com a Defesa Civil, foi constatado que o proprietário realizou a demolição do imóvel sem o devido acompanhamento de um responsável técnico. A ação resultou na queda do muro de divisão com a casa do vizinho, vitimando um cachorro que estava abrigado do outro lado da divisória.

Apesar de apresentar Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) de elaboração de projeto arquitetônico e execução, ambos efetuados por um arquiteto e urbanista, a obra não apresentava responsável técnico pelo serviço de demolição. “O que ocorreu foi que o proprietário do imóvel resolveu demolir a casa, ao invés de a reformar e não comunicou o responsável técnico. A ação aleatória resultou na queda do muro”, informou o fiscal do CAU/DF, arq. urb. Ricardo Suriani.

Diante do fato, o CAU/DF notificou o proprietário do imóvel por exercício ilegal da profissão com pagamento de multa prevista de R$ 975,14 a 2.437,85, conforme a Resolução CAU/BR n° 22 de 4 de maio de 2012. Em caso de dúvidas, o Guia de Reformas, elaborado pelo CAU/DF com o apoio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), traz orientações a inquilinos, usuários e proprietários de imóveis comerciais e residenciais sobre a NBR 16.280, que trata de reformas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

10/02/2025

Atendimento presencial interrompido esta semana

Destaque

06/02/2025

SESC e IAB-SP anunciam realização de concursos para projeto de arquitetura

Destaque

05/02/2025

Atendimento presencial interrompido nos dias 5 e 6 de fevereiro

Destaque

04/02/2025

CAU/DF passa a usar carro elétrico em suas fiscalizações