Arquitetos e urbanistas passam a receber suas carteiras profissionais em Reunião Plenária
8 de novembro de 2018 |
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Em uma iniciativa inédita, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAUDF entregou carteiras de identidade profissional a 11 arquitetos e urbanistas, durante a 83ª Reunião Plenária. A solenidade ocorreu no Centro Universitário Unieuro, no último dia 29 de outubro, como parte do projeto Plenária Itinerante.
Os participantes receberam das mãos do presidente do CAU/DF, arquiteto Daniel Mangabeira, e da conselheira integrante da Comissão Permanente de Ensino e Formação – CEF, arquiteta e urbanista Giselle Moll Mascarenhas, o documento oficial e um kit formado por materiais orientadores sobre legislação e atribuições. “Essa é a segunda carteira profissional que recebo, mas essa me deixou mais emocionado do que a primeira”, manifestou o arquiteto e urbanista Pedro Manoel de Oliveira, graduado anteriormente pela Ordem dos Arquitectos de Portugal.
Após a entrega, os arquitetos e urbanistas foram convidados a participarem da 83ª Reunião Plenária, que aprovou o Regimento Interno do CAU/DF, o Plano de Ação do Conselho para 2019, as portarias de reposição salarial dos colaboradores e a prestação de contas do primeiro e segundo semestres de 2018.
Carteira profissional
A carteira de profissional é o documento de identificação que comprova o seu registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Permanente ou provisória, ela tem fé pública em todo o território nacional e é uma das mais modernas do país, com chip para armazenar informações pessoais. O documento é confeccionado por empresa terceirizada, contratada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).
Para fazer a sua, no Distrito Federal, é preciso que o (a) arquiteto (a) e urbanista compareça à sede do CAU/DF (SEPS 705/905, Bloco A, Salas 401 a 406 – Centro Empresarial Santa Cruz – Asa Sul) em horário de funcionamento (das 9h às 18h), para fazer a coleta dos seus dados biométricos – foto, assinatura e impressão digital – e apresentar a documentação necessária (veja aqui a relação). Após o envio de todas essas informações ao CAU/BR, as carteiras são produzidas e entregues, no prazo de até 90 dias, ao CAU/DF para que sejam retiradas pelo (a) profissional.
As carteiras profissionais, cujas coletas biométricas foram realizadas após o dia 29 de outubro, passam a ser entregues durante a Reunião Plenária do CAU/DF a partir desta data. As que já foram confeccionadas e estão na sede do CAU podem ser retiradas pelo profissional ou por terceiros, desde que estes sejam autorizados por meio de procuração. Vale dizer que o Conselho não entrega os documentos via Correios (confira aqui a lista).
Saiba mais a respeito da confecção da primeira e/ou segunda via de sua carteira, aqui.