18 de maio – Dia Internacional dos Museus: Brasília é um “Museu a Céu Aberto”. Você conhece todas as opções na cidade?
18 de maio de 2020 |
|

Memorial dos Povos Indígenas. Imagem: Andréa Lopes
O Dia Internacional dos Museus é comemorado nesta segunda-feira, 18 de maio, desde 1977. A data foi instituída pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de celebrar e conscientizar o público em geral sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade e na preservação da história, memória e cultura.
Considerada como um “museu a céu aberto”, Brasília oferece diversas opções na capital. Você conhece todas? Veja a lista abaixo:
- Complexo Cultural da República – formado pela Biblioteca Nacional e pelo Museu Nacional, está localizado no ponto central da cidade.
- Memorial JK – guarda a história do Presidente Juscelino Kubitschek e de sua família em um completo acervo de fotos, roupas, livros e objetos pessoais.
- Memorial dos Povos Indígenas – idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e projetado por Oscar Niemeyer em 1987, o Memorial é um espaço dedicado à realização de eventos que promovam o respeito à diversidade étnica e cultural dos povos indígenas do país.
- Museu do Catetinho – construído em apenas 10 dias pela astuta equipe do arquiteto Oscar Niemeyer, o Catetinho foi a primeira residência oficial do Presidente Juscelino Kubitschek, que ocupou o “Palácio de Tábuas” de 1956 a 1959.
- Museu Vivo da Memória Candanga – instalado na antiga sede do Hospital Juscelino Kubitscheck de Oliveira, o Museu Vivo da Memória Candanga mantém a exposição permanente “Poeira, Lona e Concreto”, que narra a história de Brasília desde os primórdios de sua construção até sua inauguração em 1960.
- Panteão da Pátria – criado para homenagear os heróis nacionais, em reconhecimento aos seus ideais de liberdade e democracia. O edifício lembra o formato de uma pomba.
- Espaço Lucio Costa – a melhor forma de entender o projeto original de Brasília é visitando o Espaço Lucio Costa, uma construção subterrânea na Praça dos Três Poderes projetada por Oscar Niemeyer em homenagem ao urbanista idealizador de Brasília.
- Planetário – oferece ao público uma experiência inesquecível pelo espaço sideral e pela criação do universo.
- Centro Cultural Banco do Brasil – O CCBB Brasília é uma das mais visitadas instituições culturais do país. Projetado por Oscar Niemeyer, oferece, gratuitamente ou a preços simbólicos, renomadas exposições, espetáculos teatrais, shows musicais e festivais de cinema de altíssima qualidade.
- Centro Cultural da Caixa – A Caixa Cultural é um dos principais centros de arte e cultura de Brasília. O complexo cultural possui amplas galerias de arte, teatro, jardim de esculturas e um impressionante átrio de vitrais composto por 24 obras.
- Jardim Botânico de Brasília – museu natural que reúne diversas plantas nativas do Brasil e de outros países.
- Museu Nacional dos Correios – é um museu postal, telegráfico e filatélico brasileiro criado em 26 de fevereiro de 1889 e localizado em Brasília.
- Museu de Valores do Banco Central – localizado no edifício-sede do Banco Central, tem-se constituído em um dos guardiães da Memória Nacional, essencialmente no que se refere à evolução dos meios de pagamentos, à História Econômica e à Numismática. Possui dois tipos de acervo: o numismático e o artístico.
- Museu da Imprensa Nacional – pertencente à Imprensa Nacional, exibe cerca de 400 peças e documentos que materializam a história da imprensa, das artes e indústria gráfica do Brasil. Destaque para a máquina impressora usada pelo escritor brasileiro Machado de Assis e a planta da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, peça em cobre mandada executar em 1808 pelo príncipe Dom João VI, da família real portuguesa.
- Museu Nacional do Automóvel – iniciativa da Fundação Memória dos Transportes, entidade privada sem fins lucrativos, preserva veículos, documentos, história e conquistas da indústria automobilística no Brasil.
- Museu de Ciências Naturais – localizado no Zoológico de Brasília, em seu acervo podem ser encontrados representantes de todas as classes (peixes, anfíbios, repteis, aves e mamíferos) e conservados em variadas técnicas: taxidermia, osteotécnica (crânios, esqueletos), meio líquido e curtimento de pele.
- Museu do Tribunal de Contas da União – localizado no edifício-sede do TCU, revela a importância que o órgão tem por mais de um século para o controle dos gastos públicos no Brasil.
- Museu do Senado – Seu acervo é datado do período colonial ao republicano e pode ser visitado em uma exposição de longa duração, no Salão Nobre do Congresso Nacional.
- Espaço Israel Pinheiro – projeto de Oscar Niemeyer situado no Bosque da Constituinte, na praça dos Três Poderes, o museu traz, logo na entrada, traz um mural interativo sobre a questão do desenvolvimento sustentável.
- Museu Histórico da OAB – resgata o acervo histórico dos membros da Ordem dos Advogados, valorizando a importância do Direito e da Entidade no panorama histórico nacional.
- Museu do Superior Tribunal de Justiça – seu acervo é bem variado: condecorações e móveis, fotografias e objetos históricos, presentes protocolares, tapeçarias, vestimentas (togas), objetos de uso pessoal dos Ministros e obras de artes.
- Museu Histórico e Artístico de Planaltina – sediado em uma casa construída entre os séculos XIX e XX por Afonso Coelho da Silva Campos, a casa abriga o Museu da Cidade desde 1974. Os visitantes conhecerão, por meio de objetos da época, um pouco mais do modo de viver de seus habitantes e da história do antigo município goiano e da mudança da nova capital.
- Museu Histórico de Brasília ou Museu da Cidade – integra o Conjunto Cultural Três Poderes. Foi projetado por Oscar Niemeyer e tem por objetivo preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. É o museu mais antigo da capital, inaugurado no dia 21 de abril de 1960 – no dia da inauguração da cidade, evento que marcou a transferência oficial da capital do Rio de Janeiro para Brasília.
- Museu Maçônico Ariovaldo Vulcano – Inaugurado em 1995, o museu preserva o patrimônio cultural da Maçonaria brasileira. Abriga um acervo com mais de 6500 objetos, dentre medalhas, selos, documentos históricos, obras artísticas, paramentos e objetos comemorativos.
VEJA A GALERIA DE FOTOS
Catetinho. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília Panteão da Pátria. Foto: Andréa Lopes Espaço Israel Pinheiro. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília Memorial JK. Imagem: Agência Brasília Museu Vivo da Memória Candanga. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília Museu de Ciências Naturais. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília Museu Histórico de Brasília. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília Espaço Lúcio Costa. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília Planetário. Foto: Tony Winston/Agência Brasília Museu Histórico da OAB. Foto: site OAB Museu do Superior Tribunal de Justiça . Foto: site STJ Museu do TCU. Foto: Andréa Lopes Museu Nacional. Foto: Andréa Lopes Museu Nacional dos Correios. Foto: site Correios Museu Maçonico Ariovaldo Vulcano. Foto: site GOB Museu Nacional da Imprensa. Foto: site da Imprensa Nacional