Coronavírus: CAU/DF orienta profissionais em divulgação periódica de Protocolos
4 de junho de 2020 |
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A partir de hoje (18/3), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF divulgará uma série publicações em seu site e em suas redes sociais (www.facebook.com/CAUDF e @caudfoficial no Instagram) que trazem informações essenciais para arquitetos e urbanistas e demais profissionais que estão presentes nos canteiros de obras de construção e reformas, escritórios e em outros locais de trabalho.
A proposta é orientar sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas, a fim de impedir a disseminação do vírus COVID-19, o Coronavírus. Sabemos da importância em dar continuidade aos serviços prestados por vocês aos seus clientes e à sociedade, mas, neste momento delicado, é preciso redobrar as medidas de segurança e proteção pessoal e coletiva.
Veja os infográficos (clique nas imagens para ampliá-las):




A pandemia e o distanciamento social fizeram com que arquitetos e urbanistas reinventassem a forma de lidar com seus clientes e a comercializar os seus serviços e produtos, transformando a rede em uma grande aliada na divulgação dos negócios. Mas antes de oferecer um produto ou serviço em Arquitetura e Urbanismo na internet, é imprescindível ter habilitação profissional e o devido registro profissional no Conselho. Isso serve tanto para pessoa física quanto jurídica. Se for escritório, este tem que ter um arquiteto e urbanista como responsável técnico para poder atuar.
Leia as orientações:
PROTOCOLO PARA OBRAS
- Afixar cartazes em tamanho compatível à leitura e avisos sobre higiene pessoal e comportamento de risco;
- Montar equipes fixas com, no máximo, 2 ou 3 funcionários trabalhando ao mesmo tempo, mas nunca no mesmo espaço;
- Minimizar o trânsito de pessoas entre equipes de obras diferentes;
- Disponibilizar máscaras a todos, para uso frequente. Os instrumentos de uso pessoal não deverão ser compartilhados;
- Disponibilizar álcool gel e sabonete líquido a todos na entrada da obra, no barracão e na entrada dos banheiros;
- Orientar sobre a importância de lavarem as māos e narinas com frequência e corretamente;
- Disponibilizar copos descartáveis para serem utilizados somente uma vez, evitando o compartilhamento;
- Instituir o transporte solidário, em que apenas uma pessoa seja o motorista responsável, evitando, assim, o uso do transporte público coletivo;
- Evitar contato com o público externo (fornecedores, clientes etc), e
- Comunicar o chefe ou superior ao primeiro sinal de gripe/resfriado (febre, tosse, coriza, falta de ar, dor no corpo e outros sintomas do COVID-19).
PROTOCOLO PARA ESCRITÓRIOS (EMPREGADOS E EMPREGADORES)
- Se não puder fazer trabalho remoto, limpe com pano e sanitizante, a cada 2 (duas) horas, sua estação de trabalho – superfícies (mesas, cadeiras, maçanetas, mousepads, interruptores etc.) e equipamentos (computadores, impressoras, telefones, mouses e outros).
- Deixe os ambientes abertos e bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado e ventiladores, pois locais fechados contribuem para o aumento da infecção viral.
- Não compareça ao ambiente de trabalho se estiver com sintomas da doença (tosse, coriza, febre etc).
- Aos empregadores, pague salários e benefícios normalmente aos seus empregados e terceirizados. Neste momento, a última preocupação deve ser ficar sem recursos financeiros.
- Utilize a tecnologia a seu favor. Faça reuniões com seus clientes por videoconferências ou programas gratuitos de bate-papo, como Whatsapp, Skype, Viber, Telegram, Hangouts, Zoom e Line.
- Empregados idosos ou que façam parte do grupo de risco devem se afastar do ambiente de trabalho. Disponibilize condições necessárias para que eles possam trabalhar em casa.
- Não leve as crianças para o ambiente de trabalho. Já está comprovado que elas são vetores em potencial da doença. Negocie com seu chefe o teletrabalho ou home office.
- No caso dos serviços terceirizados, como vigilantes e copeiros, incentive a troca ou a lavagem diária de uniformes. Negocie com os prestadores de serviços medidas de prevenção.
- Se for utilizar equipamentos do escritório para trabalhar em casa, como notebooks e celulares, higienize-os corretamente com álcool em gel antes de levá-los para casa.
- Consulte a Legislação Trabalhista – Lei Federal nº 13.979, de 6/2/2020, Decretos Distritais n° 40.519, de 14/3/2020, n° 40.520 de 14/3/2020, e outros – para conhecer seus deveres e direitos.
PROTOCOLO PARA PEQUENOS NEGÓCIOS
- Ligue para o gerente de seu banco ou utilize os canais eletrônicos de atendimento para verificar a possibilidade de prorrogar as suas dívidas por 60 dias. Cada banco tem critérios próprios e define quais linhas de crédito serão passíveis de prorrogação.
- Regularize sua dívida junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional que facilitou o processo. Você poderá dar uma entrada de 1% do valor total em até 3 parcelas iguais e parcelar o restante em 81 meses ou 97 meses Veja as condições e outras opções em https://www.regularize.pgfn.gov.br/
- Verifique com o seu banco como seu negócio poderá se beneficiar com as novas linhas de crédito do Programa de Geração de Renda (Proger/FAT), anunciadas pelo Governo Federal.
- Tributos federais relativos ao Simples Nacional de março, abril e maio ganharam um prazo maior de 6 (seis) meses para pagamento, sendo lançados para outubro, novembro e dezembro.
- Ainda não foi prorrogado o período de pagamento de tributos estaduais, distritais e municipais. Recomenda-se utilizar uma guia avulsa para o pagamento do ICMS e ISS, por exemplo.
- Reavalie o seu negócio e as estratégias a cada mudança ocorrida na economia neste momento. Enxergue as oportunidades que surgem da crise para se reinventar.
- Atenda e mantenha contato com seus clientes, utilizando ferramentas de tecnologia. Quando a pandemia passar e as relações comerciais normalizarem, eles continuarão a consumir os seus produtos e serviços pelo atendimento prestado em um momento de crise a todos.
- Se já está tendo problemas para cumprir com as obrigações de dívidas existentes, procure o seu banco que pode estar disposto a negociar acomodações de curto prazo para aliviar sua carga de caixa.
- Não abandone seu Caixa. Seus compromissos financeiros continuam mesmo com a crise. Postergue ou renegocie pagamentos com fornecedores e prestadores de serviços. Desembolse apenas o que for essencial.
- Se o seu negócio funciona em uma sala alugada, por exemplo, repactue o contrato de locação do imóvel com a imobiliária ou com o (a) proprietário (a) do imóvel. Explique as suas dificuldades em gerir seus recursos neste momento.
PROTOCOLO DE DIVULGAÇÃO ON-LINE DE ARQUITETURA
- Não ofereça serviços em arquitetura e urbanismo se não está habilitado profissional e tecnicamente para realizá-los. Além da graduação completa em arquitetura e urbanismo é obrigatório o registro no CAU para o exercício da profissão.
- Tenha registro ativo no CAU e esteja em dia com as suas obrigações junto ao Conselho. A falta de um deles configura em exercício ilegal da profissão.
- Não indique compra em uma determinada loja ou fornecedor com a finalidade de receber vantagens por sua indicação ou futura venda. Isso pode configurar Reserva Técnica (RT) o que, além de ilegal, é antiético e passível de penalidades.
- Não subvalorize o seu trabalho. Estipular um valor pelo metro quadrado muito abaixo do que é praticado no mercado vai contra às práticas da livre concorrência e deprecia o seu trabalho. A Tabela de Honorários é a referência do CAU que auxilia a balizar o valor dos seus serviços técnicos. Ela está disponível AQUI para te auxiliar.
- Não venda “fórmulas prontas”, principalmente no que diz respeito à elaboração de projetos arquitetônicos. Conheça o cliente e suas necessidades. Faça um levantamento técnico com base nessas demandas e no que se pretende construir ou reformar. Assim, você irá obter a solução mais adequada ao seu cliente, gerando satisfação do início ao fim do projeto.
- Divulgar que o serviço arquitetônico e urbanístico que você oferece não será registrado junto ao Conselho, com a finalidade de barateá-lo ao cliente, é errado e ilegal! Além disso, o registro é para a sua segurança como profissional, pois você comprova a autoria do projeto, conferindo maior credibilidade ao seu portifólio.
- Não incentive a autoconstrução ou a autorreforma. A maioria dos serviços, até mesmo os mais simples, precisam de um profissional habilitado técnica e profissionalmente para ser realizado. Ofereça os seus serviços ao invés de ensinar terceiros a realizá-los.
- Ao divulgar em seu perfil nas redes sociais, a imagem de um ou mais projetos de terceiros como “inspiração” a seus clientes, lembre-se sempre de indicar a autoria do projeto em seu texto. Não citá-la pode levar a suposições de que o projeto é seu e isso configura infração aos Direitos Autoriais do(a) real autor(a) daquele projeto.
- Evite promover-se como empresa ou escritório quando não houver pessoa jurídica constituída. Muitas reclamações surgem no momento em que clientes descobrem que não existem realmente uma empresa por trás dos serviços ofertados.
- Se ainda assim com essas dicas você ainda estiver com dúvida em como divulgar os seus serviços, utilize os Canais de Atendimento do CAU/DF para saná-las, antes de fazer a sua divulgação na internet.