Seu navegador não suporta Javascript.
contraste menor maior
 
  • SERVIÇOS ONLINE
    • SICCAU
  • INSTITUCIONAL
    • Apresentação
      • O Papel do CAU
      • Histórico
    • Carta de Serviços
    • Quem é Quem
      • Presidência
      • Conselheiros
      • Conselho Diretor
      • Colaboradores, Prestadores de Serviços e Estagiários
      • Organograma
      • Comissões
        • Comissões Permanentes
        • Comissões Temporárias
      • Colegiados
        • CEAU-CAU/DF
      • Representantes
    • Agenda e Calendário
      • Agenda da Presidência
      • Calendário de Reuniões e Eventos – 2023
    • Manuais e Modelos
    • Relatórios de Gestão
    • Convênios
      • Conheça os conveniados
      • Como se Conveniar
    • Eleições CAU/DF
      • Ano 2023
      • Ano 2020
      • Ano 2017
      • Ano 2014
  • LEGISLAÇÃO
    • Legislação Federal
    • Código de Ética e Disciplina
    • Atos do CAU/BR
      • Regimento Geral
      • Resoluções
      • Deliberações Plenárias
      • Acordos de Reciprocidade
      • Pesquisa Datafolha 2022
    • Atos do CAU/DF
      • Regimento Interno
      • Deliberações Plenárias
      • Deliberações das Comissões e Conselho Diretor
        • Comissão Permanente de Ética e Disciplina
        • Comissão Permanente de Exercício Profissional
        • Comissão Permanente de Ensino e Formação
        • Comissão Permanente de Administração, Planejamento e Finanças
        • Conselho Diretor
      • Atas e Súmulas
        • Reuniões Plenárias Ordinárias
        • Reuniões Plenárias Extraordinárias
        • Reuniões de Comissões, Conselho Diretor e Colegiado
          • Comissão Permanente de Ética e Disciplina
          • Comissão Permanente de Exercício Profissional
          • Comissão Permanente de Ensino e Formação
          • Comissão Permanente de Administração, Planejamento e Finanças
          • Conselho Diretor
          • CEAU-CAU/DF
      • Portarias
        • Portarias Ordinárias
        • Portarias Normativas
      • Acordos de Cooperação Técnica e Termos de Intenção
      • Atos Declaratórios
      • Atos Administrativos
    • Consultas Públicas
    • Notas, Notificações, Orientações e Pareceres Jurídicos
      • Pareceres Jurídicos do CAU/DF
      • Notas e Orientações Jurídicas do CAU/BR
      • Notificações
  • TRANSPARÊNCIA
    • Portal da Transparência e Prestação de Contas
    • Licitações – Editais e Resultados
    • Licitações – Contratação Direta
    • Licitações – Chamadas Públicas
  • COMUNICAÇÃO
    • Atendimento à Imprensa
    • CAU/DF na mídia
    • Notícias
    • Galeria de Fotos
    • Eventos CAU/DF – Pesquisa de Satisfação
    • Artigos
    • Links Úteis
  • DÚVIDAS
  • OUVIDORIA
Home » Destaque, Sem categoria » Soluções ao transporte público coletivo compõem propostas de arquitetos e do setor de transporte local à revisão do PDTU

Soluções ao transporte público coletivo compõem propostas de arquitetos e do setor de transporte local à revisão do PDTU

11 de outubro de 2018
Print Friendly, PDF & Email

Arquitetos e urbanistas, representantes de empresas e autoridades do setor de mobilidade e transportes do Distrito Federal e de Goiás estiveram, na tarde desta quarta-feira (10/10), discutindo os desafios do transporte público coletivo. O debate ocorreu durante o evento organizado e promovido pelo CAU/DF, IAB-DF e Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte (MDT). Palestras de especialistas antecederam a participação da plateia, a qual pôde propor sugestões à revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) que deverá ocorrer somente ano que vem, quando assumirem os próximos gestores do governo local.

O palestrante Renato Boareto, do Instituto MDT, apresentou o estudo que fez sobre a evolução do transporte público no DF no período de 2007 a 2017. Destacou vantagens proporcionadas com a última renovação da frota de ônibus do DF – aumento de conforto para os usuários, redução da emissão de poluentes e redução de casos de LER e DORT em motoristas – mas também apontou desvantagens. “Não houve a racionalização das linhas e implantação de sistema tronco-alimentados, conforme previsto no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU)”, frisou Boreto.

Palestra com o especialista do MDT, Renato Boareto

Segundo os especialistas, há poucas medidas de priorização dos ônibus nas vias que, associado ao crescimento da frota de automóveis e da intensidade de seu uso nos últimos dez anos, permite afirmar que piorou a velocidade média do transporte público coletivo neste período. “Esse e outros fatores, favorecem o uso do transporte individual, principalmente por meio do automóvel”, constatou Renato Boareto.

Quando o assunto é mobilidade urbana com sustentabilidade, Boareto frisou a importância de uma Agenda Governamental, principalmente por parte do governo federal, para o estímulo dos governos locais e estaduais para o atingimento de metas ambientais. “É preciso estabelecer mecanismo de controle e comando, instrumentos econômicos e de incentivos, para que gere redução de vítimas, melhoria da qualidade do ar, redução de gases do efeito estufa e o uso equitativo de espaços”, finalizou Renato Boareto.

Cidade Sustentável

Qual cidade queremos? Com essa pergunta, a ex-diretora de operações do SPTrans, Ana Odila de Paiva Souza, iniciou sua palestra ao tratar do conceito de “cidade sustentável”, baseado no fim da hegemonia do automóvel, na valorização do ambiente urbano e do espaço público, democratização o acesso à cidade, independência e hegemonia da população (crianças, jovens e idosos). Odila reforçou que o transporte coletivo público ainda é a melhor opção à mobilidade nas cidades, ao apresentar as vantagens, tais como a não necessidade de infraestrutura específica e a facilidade de cobertura de todo território urbanizado, principalmente no atendimento das demandas de horário de pico.

Palestra com Ana Odila, ex-diretora do SPTrans

“Ao contrário do que muitos pensam, a imagem de má qualidade dos ônibus não está associada ao seu desempenho nos horários de pico. Mas, sim, à sua performance nos horários e dias de menor demanda”, garantiu Ana Odila. Segundo a especialista, esses períodos de menor demanda correspondem a, pelo menos, 74% das horas semanais. É quando os ônibus desaparecem, submetendo os usuários a longos e imprevisíveis tempos de espera.

A solução estaria em três fatores: 1) conquistar a imagem de excelência para o serviço de ônibus; 2) importar para o serviço de ônibus a cultura, as funcionalidades, e os métodos de organização e operação que caracterizam os sistemas estruturais de transporte metrô e trem, e 3) transformar o serviço de ônibus em um efetivo e atrativo sistema de transporte público coletivo.

O evento Os desafios do transporte público coletivo no DF culminou com a aprovação de propostas sistematizadas em um documento, resultantes de discussões em grupos formados pela plateia, que serão levadas ao conhecimento do novo governo do Distrito Federal e para o processo local de Revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU).

Notícias Relacionadas
Mobilidade Urbana no DF é tema de seminário

Tags: mobilidadeurbana, onibus, transportecoletivo, transportepublico
« Estudos de casos marcaram o quarto dia do Ciclo de Palestras realizado pelo CAU/DF
CAU/DF orienta escritórios modelos e empresas juniores quanto ao exercício ilegal da profissão nesse modelo de negócio »




















 

 

 

 

CAU/DF powered by WordPress and The Clear Line Theme

Nós usamos cookies em nosso site para poder oferecer uma melhor experiência, lembrando suas preferências a partir de suas visitas. Clicando em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies.
Configurações de CookiesACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

  • Redes Sociais
  • Imprensa
  • Topo