Em Brasília, CAU/UFs discutem Plano Nacional de Fiscalização e ações de planejamento durante 6° Fórum de Presidentes
23 de agosto de 2019 |
|

Presidentes de CAU/UFs estão em Brasília para discutirem ações estratégias
A elaboração do Plano Nacional de Fiscalização foi um dos assuntos tratados durante a 6ª Reunião do Fórum de Presidentes que aconteceu em Brasília (DF), nesta quinta-feira (22/8). O evento, que geralmente antecede as Reuniões Plenárias do CAU/BR, reuniu 21 dirigentes de Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal em torno de questões que contemplam também o planejamento de ações em fiscalização e em outras áreas estratégicas.
O Plano Nacional de Fiscalização, quando finalizado, será um norteador a todos os CAU/UFs, pois trará as normas, os procedimentos e a estruturação ideal para atender as demandas, tornando as atividades fiscais mais eficazes para o atingimento das metas estabelecidas no plano de ação dos Conselhos.
Houve, ainda, relatos das Comissões Temporárias de Fiscalização, de Harmonização e de Registro, bem como dos Grupos de Trabalho da Mulher, de Qualificação do Mercado Profissional e de Planejamento Estratégico.
Ações realizadas e que estão em desenvolvimento pelos Conselhos também integraram a pauta do Fórum, como é o caso do Concurso de Ideias “Os Desafios do Patrimônio Cultural”, realizado pelos Conselhos de Minas Gerais, Pará e Pernambuco.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, arq. Daniel Mangabeira, aproveitou a ocasião para antecipar algumas ações previstas no “Seminário Internacional o BIM na Prática – Experiências aplicadas à Arquitetura e à Construção”, organizado junto com o CAU/BR e a Câmara Brasileira de BIM – CBIM. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, em Brasília (DF).
Neste seminário internacional, serão abordadas questões relativas às potencialidades do BIM no dia a dia do escritório, entraves encontrados para o uso pleno dos processos BIM, otimização do processo de trabalho e gestão do projeto, necessidade de atualização profissional no âmbito dos processos BIM, softwares mais adequados para cada área de atuação, habilidades e competências para trabalhar de forma colaborativa e multidisciplinar, e impactos do Decreto Presidencial nº 9.377/2018 e da mudança da Lei 8666/1993.
GALERIA DE FOTOS