Conselheiras participaram de reunião do COSU que discutiu o ensino do BIM nas universidades
20 de outubro de 2021 |
|

No último sábado (16/10), as conselheiras do CAU/DF, arq. urb. Angelina Berçott e Larissa Cayres, participaram da reunião do XXXIX COSU – Conselho Superior da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), evento que reuniu cerca de 26 participantes, sendo eles membros associados e coordenadores de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo de todo o país.
Dentre os assuntos abordados, destacou-se a realização da oitava edição do Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR (26 e 27 de outubro), diretrizes curriculares nacionais, presença na UIA2021RIO e alguns projetos da Associação, cuja realização está prevista para ainda este ano. Um deles é o “Percursos ABEA”, que promoverá a educação continuada por meio da realização de minicursos para os associados. O primeiro deles ocorrerá no dia 5 de novembro e abordará o tema “BIM na Universidade” e, posteriormente, sobre Archicad, AutoDesk e Revit e outros softwares.
Sobre BIM (Building Information Modelling), o CAU/DF, por meio de sua Comissão Permanente de Ensino e Formação (CEF) e da Comissão Temporária de Transformação Digital (C-TRAND), tem feito o mapeamento e levantamento acerca de como tem sido, hoje, o ensino do BIM nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. “É preciso analisar como isso tem ocorrido nas salas de aula para melhorar a aprendizagem das metodologias e dos processos utilizados no BIM. Não se trata apenas de ensinar como se usa o software. Mas, isso, será tema para discussão em uma próxima reunião do COSU”, antecipou a conselheira e integrante da C-TRAND do CAU/DF, arq. urb. Larissa Cayres.