CAU/DF discute ensino com professores, estudantes e coordenadores de cursos de arquitetura e urbanismo
22 de junho de 2020 |
|

Sala virtual de coordenadores de cursos de Arquitetura e Urbanismo
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal realizou, no dia 19 de junho, a terceira edição do evento “As Escolas de Arquitetura e Urbanismo e o CAU/DF”. Sob a coordenação da Comissão Permanente de Ensino e Formação (CEF), estudantes, professores e coordenadores de cursos de Instituições de Ensino Superior (IES) discutiram o tema principal “Ensino de Arquitetura e Urbanismo em tempos de Isolamento Social” e seus desmembramentos.
O evento foi realizado virtualmente pela plataforma Zoom. Três salas de discussões distintas foram criadas, sendo que a de estudantes contou com 28 inscritos; a de professores teve a presença de 29 profissionais e, por fim, a de coordenadores de cursos com 21 participantes.
Perguntas sobre como a comunidade acadêmica tem lidado com os desafios de ensinar e/ou aprender a distância guiaram o debate, que contou com representantes de 12 faculdades e universidades com atuação no Distrito Federal: Universidade de Brasília – UnB; Universidade Católica de Brasília – UCB, Centro Universitário Uniceub, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – Uniplan, Centro Universitário Unieuro, Centro Universitário UDF, Universidade Paulista – UNIP, Centro Universitário ICESP, Centro Universitário IESB, Universidade Estácio de Sá, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID e Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac. Integrantes do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU/DF) – ABAP, FENEA, ABEA, IAB e Sindicato dos Arquitetos, além do Fórum das instituições – também contribuíram e enriqueceram as discussões.
Desde a primeira edição do evento, o CAU/DF tem buscado se aproximar do meio acadêmico, por meio de eventos e iniciativas que envolvem a comunidade. “Nosso objetivo é ouvir, refletir, debater e extrair do encontro boas práticas que possam ser compartilhadas, tendo sempre como horizonte a busca pela qualidade na formação dos futuros arquitetos e urbanistas, mesmo em momentos de exceção, como o atual”, afirmou a coordenadora da CEF-CAU/DF, arq. urb. Gabriela Tenorio.