Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

06/02/2025ㅤ Publicado às 15:16

Estão abertas as inscrições dos concursos de arquitetura para seleção de estudo preliminar de projeto para as novas unidades do Sesc: Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo e Galeria, no centro da capital paulista.

Realizados pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo – Sesc SP – e organizados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento de São Paulo – IABsp, esses concursos são um importante passo na expansão da rede física da Instituição, que prevê, ainda para 2025, a seleção de projetos para mais três unidades do Sesc:  Casa Verde, na capital paulista, Ribeirão Preto e Thermas de Presidente Prudente, no interior do estado.

Arquitetas e arquitetos de todo o Brasil e do exterior – com cadastro ativo e válido junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo – podem participar dos processos, que preveem prêmios em dinheiro para os melhores classificados, além da oportunidade de os vencedores firmarem contrato com o Sesc.

“Entendemos a arquitetura como um agente facilitador e instigante para o desenvolvimento das ações socioculturais e educativas pelo Sesc São Paulo desde sua fundação. Ao longo dos anos, acumulamos experiências, permanecemos atentos às necessidades de bem receber diferentes públicos e às inovações que um centro cultural e desportivo pode abrigar e expandir. Acreditamos que quanto mais amplos forem os processos de escolha de novos projetos, melhores alternativas teremos. O concurso, dessa maneira, vem ao encontro de nossas intenções: temos um plano de expansão e gostaríamos que a comunidade de arquitetos participasse deste importante momento da instituição de forma plural, democrática, transparente e criativa. Tudo isso para cumprirmos nossa missão de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da sociedade”, registra o Diretor do Sesc São Paulo, Luiz Galina.

A presidente do IABsp – instituição com mais de 100 anos de história e experiência de realização de mais de 200 concursos, entre eles o do Plano Piloto de Brasília, o da Assembleia Legislativa de São Paulo e o do Pavilhão do Brasil em Osaka, no Japão –, arquiteta Raquel Schenkman, fala sobre o crescente interesse nos concursos de projeto arquitetônico: “Venho assistindo a uma retomada de concursos de projetos de arquitetura e urbanismo. Seja por parte do poder público ou de instituições, nos seus processos de seleção de projetos para construir. O IAB, em âmbito nacional e com sua expertise nesse tipo de processo, tem recentemente recepcionado muitas demandas e dúvidas sobre o tema: como faz, como funciona, quais os resultados e benefícios dessa prática. E penso que a sociedade como um todo tem muito a ganhar com esse modelo se considerarmos que os projetos de arquitetura feitos por concursos respondem bem diante de problemas complexos.”

Assim, a contratação de projetos por meio de concurso público gera um importante debate sobre a educação e o fazer arquitetônico, promove inovações no campo da arquitetura e colabora para a produção de cidades mais sustentáveis, democráticas e acolhedoras da diversidade. Entre as muitas obras realizadas por meio de concursos públicos estão a Sede da ONU em Nova York, o Parlamento Alemão em Berlim, a ampliação do Museu do Louvre em Paris, a Ópera de Sidney na Austrália e o Estádio Maracanã no Brasil.

Sobre o processo seletivo e prêmios

Até 3 de março de 2025, os interessados em participar do concurso de projeto de arquitetura das unidades Sesc Galeria e Sesc Mogi das Cruzes devem se inscrever em sescsp.org.br/concursosarq.

A primeira etapa prevê a apresentação de estudos preliminares. Serão selecionadas as cinco melhores propostas, que receberão um prêmio no valor de vinte mil reais.

Na segunda etapa, os cinco finalistas detalham seus estudos e serão classificados do primeiro ao quinto lugar. Todas as propostas selecionadas para essa etapa e as eventuais menções honrosas recebem diplomas de distinção.

O prêmio para o vencedor do concurso é de duzentos e cinquenta mil reais, enquanto o segundo e o terceiro colocados recebem os valores de sessenta e quarenta mil reais, respectivamente.

Sobre o Sesc Galeria

Projetado em 1936 pelo arquiteto Elisário Bahiana e inaugurado em 1939, o Edifício João Brícola foi idealizado para abrigar a sede do banco Banespa, fato que nunca foi concretizado. De propriedade da Santa Casa de Misericórdia, foi morada de uma das primeiras e maiores lojas de departamento, o Mappin, que encerrou suas atividades em 1999. Nos últimos anos abrigou as Casas Bahia, até ser adquirido pelo Sesc em 2023.

O Sesc Galeria, cujo projeto arquitetônico deve preservar as características exteriores originais, pretende ser um espaço acessível, integrador e flexível, estar em constante diálogo com o entorno e oferecer uma plataforma para ações socioculturais, educativas, artísticas, experimentais e de convivência para diferentes públicos.

Sobre o Sesc Mogi das Cruzes

O Sesc Mogi das Cruzes está situado em um terreno plano, cercado por áreas naturais e pelo Cinturão Verde de São Paulo, com vista para a Serra do Itapeti. O terreno possui acesso pela Rua Rogério Tacola e é delimitado a sul pela Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura, a leste pela Rua Antônio Vergaças, a norte pela linha 11 – Coral da CPTM, a qual, se transposta, dá de encontro ao Rio Tietê e na outra margem está o Parque Centenário da Imigração Japonesa. A população é composta por pessoas oriundas de diferentes culturas; assim, pretende-se que o espaço físico dê conta de abrigá-las de forma harmônica e criativa.

Como orientação para a concepção dos espaços, pretende-se que sejam acessíveis, integrados e flexíveis, em diálogo com o entorno e aptos para abrigarem ações socioculturais, educativas, experimentais e de convivência.

Com uma estrutura que pretende manter o diálogo com as demandas contemporâneas, em especial com as questões ambientais e as integrações com a comunidade, a unidade vislumbra manter-se como um agente de transformação, integrando aspectos naturais e urbanos em sua arquitetura, com foco constante em acessibilidade, sustentabilidade e inovação.

 

Serviço

Concurso para projetos de arquitetura
Sesc Galeria – São Paulo – Brasil
Sesc Mogi das Cruzes – Brasil
Inscrições até 3/3/2025 – Grátis
Edital em  sescsp.org.br/concursosarq 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

10/02/2025

Atendimento presencial interrompido esta semana

Destaque

05/02/2025

Atendimento presencial interrompido nos dias 5 e 6 de fevereiro

Destaque

04/02/2025

CAU/DF passa a usar carro elétrico em suas fiscalizações

Destaque

04/02/2025

Selo CAU/DF: edificações contempladas em 2021 foram reavaliadas e mantiveram a certificação