Pesquisa: Como preservar o patrimônio arquitetônico moderno brasileiro?
16 de julho de 2020 |
|

O site ArchDaily publicou hoje (16/7), matéria sobre intervenções em edifícios de valor histórico e quer ouvir a opinião de arquitetos e urbanistas de todo o Brasil sobre o tema.
Leia trechos da matéria, a seguir, e acesse o link na íntegra abaixo para participar dessa pesquisa.
A intervenção em edifícios de valor histórico é uma das incumbências mais delicadas que cabe ao arquiteto. Falar em preservação hoje não passa apenas pela reforma de edifícios de séculos passados, mas também pela linguagem da arquitetura moderna.
No Brasil, edifícios modernos representam o grande marco da arquitetura nacional para o mundo. Expoentes como Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha ajudaram a redefinir as possibilidades do moderno internacionalmente e influenciaram, junto de tantos outros nomes, a arquitetura brasileira. Inúmeras obras que compreendem esta linguagem foram construídas no último século e agora passam por projetos de renovação, reabilitação e reformas.
Compreender como estas intervenções podem descaracterizar a obra trazendo assinaturas que se sobrepõem à original, desrespeitando o valor histórico que ela possui, ou criticar o fato delas manterem a arquitetura renegada apenas à história e não usufruir da oportunidade de adequá-la às tecnologias e novas formas de compreender o espaço contemporâneo, são algumas das polêmicas que surgem quando esses tipos de projetos são publicados.