Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922
15 de fevereiro de 2022 |
|

Este mês, celebra-se o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O evento – realizado nos dias 13 a 17 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo – rompeu o conservadorismo das artes no Brasil, quebrando paradigmas do tradicionalismo cultural, principalmente nos campos da música, literatura, artes plásticas e do teatro do século XX.
Na arquitetura, seu legado pode ser percebido a partir da década de 30 ao inspirar arquitetos como Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha e Vilanovas Artigas.
Os monumentos de nossa capital federal, Brasilia, são exemplares dessa Arquitetura Moderna que, até hoje, inspira arquitetos(as) e urbanistas e seus projetos.
Selo CAU/DF
Você já ouviu falar do Selo CAU/DF – Arquitetura de BrasÃlia?
A certificação visa reconhecer o valor histórico das edificações não monumentais de BrasÃlia – e de seus autores –, bem como divulgar as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno.
Em 2021, foi realizada a sua segunda edição, onde foram contempladas 10 edificações – blocos residenciais e escolas públicas e particulares.