CAU/DF presente na abertura da exposição que celebra os 100 anos do escritor José Saramago
5 de maio de 2022 |
|

No Dia Mundial da Língua Portuguesa (5/5), o CAU/DF – representado por sua presidente, arq. urb. Mônica Blanco – participou da abertura da exposição “A Bagagem do Viajante”, na manhã desta quinta-feira, na Estação Galeria do Metrô de Brasília. O evento celebra o centenário de nascimento do escritor português José Saramago, falecido em 18 de junho de 2010 aos 87 anos de idade. Saramago foi o único escritor de língua portuguesa, até então, a receber o Nobel de Literatura em 1988. Sua vasta obra inclui adaptações para o cinema como Ensaio sobre a cegueira (2008), dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles.
A mostra “A Bagagem do Viajante” – nome de um dos livros do escritor – poderá ser vista gratuitamente pelo público, até o dia 31 de julho, em sete estações do metrô: Galeria, Cine Brasília (106 Sul), Shopping, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro e Samambaia Sul. A iniciativa é da Embaixada de Portugal e promovida pelo Instituto Camões em parceria com o Metrô-DF, o Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) e a Secretaria de Educação (SEE). A exposição conta ainda com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e da representação da Unesco no Brasil.
Na solenidade desta quinta-feira, participaram representantes do corpo diplomático, do governo local, IAB-DF, Iphan-DF, dentre outras entidades. Alunos das escolas públicas de Taguatinga e de outras localidades recitaram trechos de obras de Saramago e poesias em sua homenagem. O evento teve ainda a participação especial da viúva de Saramago, a escritora, jornalista e presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río (na foto, com a presidente do CAU/DF, Mônica Blanco).
GALERIA DE FOTOS