Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

22/09/2020ㅤ Publicado às 12:44

No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, o CAU/DF propõe uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel aos arquitetos(as) e urbanistas. A data foi criada na França, em 1997, e adotada por diversos países, inclusive o Brasil. Priorizar o transporte coletivo (ao invés do privado) e optar por usos alternativos de locomoção e/ou fontes de energia não poluentes e renováveis ainda são grandes desafios que devem ser considerados na hora de projetar cidades e edificações.

Na Carta-Aberta à Sociedade e aos Candidatos às Eleições Municipais de 2020, instituições de Arquitetura e Urbanismo do país defendem, dentre outras ações, o desenvolvimento ou a reformulação dos Planos de Mobilidade coordenados com os Planos de Desenvolvimento Urbano. Além disso, reforça a importância de se regular e distribuir equitativamente o uso do espaço público, priorizando os modos não-motorizados e o transporte público, permitindo o acesso e a inclusão às cidades de todas as pessoas, independente de condição de deficiência, cor, gênero, etc.

Por fim, propõe estabelecer uma conexão com as universidades, buscando alternativas contemporâneas como o urbanismo tático, a identificação e a consolidação das principais rotas informais, o mapeamento das lógicas de deslocamento locais e o levantamento dos gargalos a serem corrigidos, gerando mudanças e resultados visíveis em pouco tempo.

Quer saber mais sobre essas e outras propostas? Acesse, AQUI.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaque

10/02/2025

Atendimento presencial interrompido esta semana

Destaque

06/02/2025

SESC e IAB-SP anunciam realização de concursos para projeto de arquitetura

Destaque

05/02/2025

Atendimento presencial interrompido nos dias 5 e 6 de fevereiro

Destaque

04/02/2025

CAU/DF passa a usar carro elétrico em suas fiscalizações